quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O óleo da unção

"Disto farás um óleo sagrado para unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para unções." (Ex. 30:25)

 Êxodo 30.23 – “Também toma das principais especiarias, da mais pura...500 siclos (3kg) de Mirra, 250 siclos (1kg e ½) de Canela Aromática (árvore da família das Lauráceas originárias de Sri Lanka), 250 siclos (1kg ½) de Cálamo Aromático (caule das gramíneas e doutras plantas), 500 siclos (3kg) de Cássia (designação comum a várias ervas, arbustos e árvores ornamentais, da família das leguminosas, de propriedades medicinais, belas e abundantes flores, e cujos frutos são vagens e 1 him (3,47 lts) de azeite de oliveiras.” 

Os siclos deveriam ser segundo (Ex.30.13) o siclo do santuário que diferenciavam dos siclos comuns, este era de 20 jeiras (equivalente ao salário de um dia do jornaleiro), porém a oferta ao Senhor era a metade. Shekel em hebraico, síklos em grego, siclu em latim, refere-se a unidade de peso utilizada no Oriente antigo. Moeda dos hebreus, de prata pura e que pesava 6gr..
A ordenança da parte de Deus era que o Profeta seguisse a receita que Ele mesmo deu para o Seu povo. No v.25 “Disto farás um óleo sagrado para unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para unções .”
Hoje assistimos verdadeiros comércios de óleo ungido. Tem lideranças Eclesiásticas que subestimam a inteligência de seus fiéis. Pensando pela lógica, se é óleo para ungir, para que este óleo precisa ser ungido??, E como se unge um óleo?? Na verdade ele deve ser consagrado para este fim e não “ungido”. Nos versículos 26 ao 29, vemos que Deus ordena que Moisés unja os utensílios do Templo (Tabernáculo) e no v.30 Moisés ungi seu irmão Arão e seus filhos, e os santificam para administrarem o sacerdócio para Deus. No v.31, Deus manda o profeta declarar que este será o óleo sagrado. Aqui respondemos duas questões, qual é a composição do óleo da unção e para que deveria ser usado?
Observemos que não foi qualquer um que saiu ungindo para o serviço na casa de Deus e os utensílios da casa de Deus e nem foi a qualquer um que Moisés ungiu, e não os ungiu simplesmente por serem seus parentes, mas, sim, por que Deus ordenou. Em todo o AT, vamos observar os cuidadosque o povo hebreu (judeu) tinha com as coisas de Deus, respeitando as ordenanças e os costumes. Um menino com 8 dias de vida deveria ser circuncidado (Lv.12.3). Com 20 anos, eram separados para o serviço (Nm.1.18) de carregar e montar as tendas das tribos, fazerem a função de um Levita, cantando enquanto caminhavam para adorar ao Senhor e guerrearem. Com 25 anos, eram separados para o serviço interno da tenda da revelação (Nm.8.24), o lugar Santo e no Átrio (Pátio). E dos 30 aos 50 anos de idade, deveriam fazer o serviço de Sacerdotes, ministrando a oferta do povo diante de Deus no Santo do Santo (Nm.4.3, 23, 30). Após os 50 anos, eram jubilados os sacerdotes que passavam a anciãos, que atuavam como conselheiros dos mais novos.
Toda esta prévia é necessária, para que possamos compreender mais adiante, quando Tiago escreve no capítulo 5.14 “ Está doente algum de vós? Chame os presbíteros (anciãos, bispo) da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.”
Antes de entrarmos no mérito deste versículo, voltemos ao capítulo 30 de Êxodo v.32 “Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado.”
Vejam que esta receita estabelecida no AT não deve ser copiada e nem tão pouco feita e vendida como um livre comércio, que visa tão somente os lucros de uma instituição específica. Aquilo que é sagrado, deve ser tratado com esmero, temor e tremor do Senhor. No v.33 – “O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho , será extirpado do seu povo.”
Alguns, tem ignorado estes ensinos e tem banalizado a questão da unção, ungindo cachorro, carro, casa e pessoas estranhas, na mais pura ignorância, achando que estão agindo de maneira correta. Cuidado para não entrar na prática da heresias, pensando estar agradando a Deus e na verdade estar agindo em desconformidade com ela.
Agora voltando a questão que Tiago trás, quem seria o presbítero de hoje que poderia ungir as pessoas, já que não pode ser qualquer um? É importante ressaltar que todos que crêem, Deus tem dado poder para orar por enfermos e os curar, libertar, independente de ungir, pois os sinais seguiram os que crerem (Mc.16.17), agora, quanto a ungir, deve ser um presbítero da igreja.
Olhando para as tradições do judaísmo, da qual herdamos o monoteísmo, adorar um único Deus, os Escritos Sagrados, a Torá e tantas outras coisas, vemos que os anciãos é que teriam esta incumbência nos dias de hoje.
Hoje, dentro da hierarquização da igreja, presbítero tem outra conotação, para a igreja Presbiteriana, este é o superintendente, para a Igreja Católica, o mesmo é um Padre com responsabilidades de uma Paróquia, Para a igreja Assembléia de Deus, o mesmo é aquele que cuida de uma sub-congregação, que auxilia o Pastor e que foi ordenado (nomeado, ungido, separado, escolhido). Na nossa compreensão Teológica, o mesmo segue aqueles que são ungidos por uma autoridade Eclesiástica (Pastor, superintendente, Presidente) para auxiliarem no trabalho do templo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário