segunda-feira, 26 de março de 2012

A importância do Espírito (reflexão)


"O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são Espírito e são vida." - João 6.63.

INTRODUÇÃO:


Qual é o nosso objetivo ao estudarmos a Bíblia? O que buscamos nela?
Certa vez o Senhor Jesus disse que os judeus examinavam as Escrituras julgando ter nela a vida eterna, mas não iam a Cristo para ter vida (João 5.39-42). Isso significa que examinar a Palavra de Deus para obter mero conhecimento não é suficiente. Ao estudarmos as Santas Escrituras temos que ter como meta principal ganhar a vida de Deus nela contida. Para isso, precisamos usar nosso espírito. Somente dessa maneira a Bíblia se tornará para nós a Palavra viva e eficaz que realmente é. Ela é o único alimento que nos traz verdadeiro crescimento espiritual.
Para extrairmos o máximo desse alimento especial, há um segredo importante: "Ruminar" a Palavra, ou seja, depois de lê-la devemos "digeri-la" várias vezes antes de fechar a Bíblia. Isso também fala de oração antes, durante e depois da leitura. Sempre que fizermos isso receberemos mais vida espiritual.

A Bíblia é enfática: "Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem como o mal." - Hebreus 5.13,14 NVI*.
Notou a expressão "pelo exercício constante"? Esta expressão nos incita a fazer da leitura bíblica uma "mania" diária ou, uma rotina para todos os dias. Esse princípio é fundamental para extrairmos o máximo de proveito espiritual de qualquer texto da Palavra de Deus. Lembrando, sempre o faça com muita oração.
Um conselho que eu dou é; Não se mate se, por algum motivo, você passou um ou uns dias sem ler a Bíblia, isso seria exatamente o desejo realizado do Inimigo de Deus. Apenas ore a Deus, peça perdão pelo abandono repentino da consulta bíblica e seja renovado por Ele. A sede voltará e, agindo com sabedoria, se esforce para não não deixar escapar outra vez essa "mania" saborosa.
Um outro conselho que eu dou é; Sempre leia a Bíblia perguntando a Ela "por que?" Eu aprendi isso com um dos meus pastores, José Laelson. As Escrituras sempre estarão prontas a te responder essa indagação.


PORQUE O ESPÍRITO É MAIS IMPORTANTE:
"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." - Zacarias 4.6.



Certamente aqueles que se dizem cristãos hoje, desejam ter um maior crescimento espiritual em suas vidas. Para que isso ocorra, exercitar o espírito enquanto se lê a Bíblia é essencial e indispensável. Na verdade, tudo o que fazemos para Deus tem que ser através de nosso espírito. Já dizia o apóstolo Paulo, "fazei tudo para a glória de Deus." - (I Coríntios 10.31), isso não é feito de forma física.
A mensagem descrita em Zacarias foi destinada a Zorobabel. Contudo, nós somos hoje, o alvo principal desta mensagem. Toda a Palavra de Deus é apta para discernir pensamentos e ensinar, repreender, corrigir e educar, pois ela conhece o mais íntimo do ser humano (Hebreus 4.12; II Timóteo 3.16,17).
As palavras do Senhor querem dizer que, não é a política, nem o poder bélico, nem o renome ou muito menos a posição de alguém que vai dar continuidade ao serviço efetivo da obra de Deus. Só conseguiremos fazer a Sua obra se formos capacitados pelo Espírito Santo (Juízes 6.34 NVI*).
Jesus deu início ao seu ministério através do poder do Espírito (Lucas 4.1,18) e a igreja recebeu deste poder logo depois para continuar a obra iniciada por Cristo (Atos 1.4,8; 2.4).
É a única forma de se realizar o serviço de Deus com êxito, deixar que o Espírito Santo nos governe e nos capacite diariamente (II Coríntios 4.16 NVI*).
No ministério de Jesus, todas as maravilhas que ele fez foram por causa do Espírito (Mateus 12.28), isto é, Cristo é agora nosso apoio. Devemos nos apoiar em Seu ministério do qual fazemos parte.
Por ser nosso auxílio, devemos segui-Lo de perto, observando Suas pegadas aqui na terra.

JESUS CRISTO É PARA NÓS 7 NECESSIDADES:


No evangelho de João, nosso Senhor ressalta um aspecto importante para cada declaração sobre seu ministério pessoal:
1 - Eu sou o pão da vida (João 6.35);
2 - Eu sou a luz do mundo (João 8.12);
3 - Eu sou a porta (João 10.9);
4 - Eu sou o bom pastor (João 10.11);
5 - Eu sou a ressurreição e a vida (João 11.25);
6 - Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14.6);
7 - Eu sou a videira verdadeira (João 15.1).


Sendo Cristo tudo isso para nós, Paulo foi oportuno ao dizer "Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo." - I Coríntios 11.1.
Entendendo: Se o Filho é o Pai e o Pai é Espírito e verdade, logo, perto de Cristo é estar junto de Deus e seu Espírito (João 14.9; 4.24).
O mais importante é estar no Espírito, assim podemos dizer com fé; "Quem és tu, ó grande monte?" - Zacarias 4.7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário